domingo, 13 de dezembro de 2009

EM NOME DA AMIZADE...





“Maria”, é nome bendito:
o nome da Mãe Celeste!
O meu nome, é esquisito...
mas no Brasil, - no Nordeste -,
eu acho que “‘sabe bem”!...
Não tem popularidade,
mas contém simplicidade,
nas cinco letras que tem!


E penso: se eu tivesse
raízes n’outro lugar…
na terra lusa, - em “Bicesse”,
ou no Brasil, - em “Recife”…
entre o Sertão e o Mar,
o meu “escrito”, estaria!…
Porém, a minha crendice,
eu não sei como seria!...


Sei porém, seria honroso
e bastante prazeroso,
ser “Maria”, e receber
em meu singelo rincão,
uma representação
de “Marias” e “Josés”,
em nome da amizade…
e com genuinidade,
compartilhar o viver
sem distinção de marés!


Mas não me chamo “Maria”,
nem nasci na bela terra
do “Galo da Madrugada”!...
Nasci, foi no pé da serra!...
Sou “campesina” assumida,
e cresci, fortalecida
com doce de “mocotó”.
Por isso, eu escrevo e falo:
bem conheço a alvorada
que surge ao cantar do galo;
e muito apreciaria,
- na voz do vento -, escutar
o sonoroso cantar
do meu galo “carijó”!


(Dilma Damasceno)
Natal/RN-Nordeste-Brasil, em 13 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário: