sexta-feira, 20 de abril de 2007

A MENSAGEIRA DOS SONHOS!...


Na minha concepção, a vida é feita de ciclos:
uns, positivos e alegres. Outros, negativos e tristes!

Tenho tentado mostrar em meus relatos, os ciclos que me correspondem,
destacando neles, os fatos que fizeram de mim, a mulher que hoje, sou!
E porque preservo cuidadosamente, as imagens da infância, muitas vezes,
sinto-me induzida a seguir uma linha de escrita, em consonância
com os sentimentos daquela época.

Se evoco os meus “SONHOS COR DE ROSA”, tenho a declarar:

Em todo o meu histórico de vida,
nos momentos em que me senti muito triste ou solitária,
procurei driblar a tristeza ou a solidão,
preferencialmente, assim:
estudando, trabalhando, lendo e escrevendo!

Eu sempre gostei de ler os romances de A. J. Cronin!
"Pelos Caminhos da Minha Vida", "Sob a Luz das Estrelas",
"A Cidadela", "Noites de Vigília", "Anos de Ternura", etc.,
despertaram minhas emoções de forma intensa e apaixonante!
Se eu tivesse que eleger os melhores escritores do universo,
no estilo "prosa"...
sem dúvida, dentre Eles, estariam: A. J. Cronin;
Leon Tolstói; Érico Veríssimo; e, Monteiro Lobato.

Sempre exercitei a leitura, de forma ampla!
Já em se tratando de “escrever”, dediquei-me mais aos versos,
em particular, à literatura de cordel.
Mas, posso reafirmar que, seja em prosa... seja em poesia...
ler e escrever, são hábitos antigos que tenho... e que podem ser
considerados em meu viver emergente, como vícios irreversíveis!

Quanto mais penso, mais acho que deveríamos fazer da vida,
um misto de ciência e de poesia!...
Assim, poderíamos dormir,
como dormem os cientistas... e, sonhar, como sonham os poetas!
Tento conciliar essa mistura,
da forma que tenho mencionado em diversos escritos:
"Vivo com os pés no chão... e com a mente nas estrelas"!...

Admiro as pessoas sábias, experientes, qualificadas,
mas acho que a VIDA é a principal ESCOLA do ser humano,
pois, em verdade, nunca terminamos de aprender,
por mais que estudemos!
Pensando assim, trago à colação, um pensamento que aplaudo
e que gostaria de exercitar plenamente
(infelizmente, não sei quem é o autor...se alguém souber,
e fizer a gentileza de informar-me, ficarei grata!):

Sábio é o homem que sabe tudo de alguma coisa...
e alguma coisa de tudo;
estuda, como se fosse viver eternamente...
e vive, como se fosse morrer amanhã


Portanto, enquanto eu puder, enquanto minha mente permitir,
enquanto meus sentidos responderem, procurarei ler
"alguma coisa, de tudo"!...
E, sempre escreverei as coisas que sinto, sem reservas...
Impulsionada por sentimentos
impregnados de emoção, franqueza, e, simplicidade!...
Manifestações, como estas:


A "Mensageira dos Sonhos",
tinha alma de criança.
Era feita de Esperança,
e de Arroubos Risonhos!

No País das Ilusões,
onde, tudo, era Pureza,
praticava as Orações,
no Altar da Natureza!

Em Poesia, e em Prosa,
conjugava o verbo Amar!...
Seu Sonho, era Cor de Rosa!...
Seu Ofício, era "Sonhar"!

Sonhou com um Grande Amor,
cheio de Encanto e Paixão!...
E ao Coração Sonhador...
o Destino... disse: "Não"!

(Dilma Damasceno)

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta paixão pela leitura voce tornou uma pessoa linda de alma...
A vida não te guardou apenas fases tristes, mas, iluminou a sua mente para o bem estar da humanidde.
Acredito que cada pessoa tem uma historia aqui na terra diferenciada, e estas diferenças é que nos fazem pessoas ricas.
Agradeço a Deus pela maneira como ele concede a nós de estabelecer vínculos com pessoas que nos inspira tanto no bem como no mal, se assim posso dizer. É no meio desta confusão que tornamos pessoas livres. Ai sim separamos o que é bom e aprendemos com os pobres de espirito...kkk
Chega amiga, vou parar...
Bom dia!
Beijos.
Ana Maria