domingo, 18 de fevereiro de 2007

UM CULTO À SAGI! (Praia do Rio Grande do Norte)



Não há limite para a aventura do homem...
Quando Colombo encontrou o caminho do novo Continente,
não foi apenas pelos ventos e as águas do Atlântico que ele navegou,
mas pelos ventos e as águas das aspirações de sua alma.
(EMANUEL SWEDENBORG)




Sagi! Princesa Sagi!
Quando pisei teu rincão,
apaixonei-me por ti,
com toda minha paixão!

Quando fui te descobrindo,
minh'alma, se enterneceu...
És o presente mais lindo
que a natureza me deu!

Em tuas águas morenas,
meu coração, mergulhei.
Esqueci dores e penas,
na hora que te encontrei!

Uma beleza infinita,
reina em teu solo, Sagi!
És a praia mais bonita,
das praias que conheci!

Em teu colo, sou criança
a desbravar desafios...
Mistura de esperança,
céu e mar. Matas e rios!

Meu coração sertanejo,
conservador assumido,
ao receber o teu beijo,
quase mudou de partido!

Sem forças p'ra resistir,
minha alma, simplesmente,
tornou-se agreste, ao sentir
o teu perfume envolvente!

Ao ver-te a primeira vez,
tão bela e aconchegante...
Esqueci a sensatez...
Amei-te no mesmo instante!

Qual paraíso encantado,
teu mar, é fonte de harpejos!
Ai, Sagi! És o pecado
que faltava em meus desejos!

Em tua orla de giz,
coração... Bate ligeiro!
Junto a ti, sou mais feliz!
Adoro sentir teu cheiro!...

Cheiro de resina doce...
Suave... Embriagador...
Gostoso, como se fosse
o doce cheiro do amor!

Cada dia, és mais formosa!
Cada vez mais, te venero!
És flor, canção, verso e prosa...
Só eu sei, quanto te quero!

Antes de te conhecer,
andei por muitos recantos...
E agora... Não sei viver
distante dos teus encantos!

A dança dos teus nativos,
merece admiração...
Teus costumes primitivos
flecharam meu coração!

Dentre os lírios verdejantes,
és o mais formoso lírio!
Ninho ideal para amantes...
Um verdadeiro delírio!...

Delírio que me atordoa...
Que aumenta o meu desejo
por esta coisa tão boa,
que sinto quanto te vejo!

Nas noites de lua cheia,
és tão plena de candura,
que teu fascínio, semeia
sentimentos de ternura!

Deus te fez assim, tão bela...
Tão cheia de fantasia...
P'ra ser eterna aquarela...
P'ra cultivar poesia!

Eu que sempre desejei
um amor "inusitado"...
Ao ver-te, realizei
o meu sonho mais sonhado!

E assim, sob à luz divina,
à ti, eu vou me entregando...
Teu mistério me fascina!
Hei de morrer te amando!

(Dilma Damasceno)

Baía Formosa/RN - "Sagi" - 20/06/1994

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Poeta gostei muito de tuas poesias são todas lindas, parabéns adoro poesias e até faço alguns versos espero você no meu spaces. Um abraço.