quinta-feira, 26 de maio de 2011

REENCONTRO (EM CAICÓ)

Totó Medeiros e Anna Jailma; O encantador Saul;
Ermita, eu, e Anna Jailma; Eu, Totó Medeiros, e Cícero Nascimento.


18 de Maio de 2011, registra um agradável reencontro com Ermita Lucena, Avó do belo Saul, filho do simpático casal amigo: Anna Jailma e Totó Medeiros, Ela, jornalista e blogueira, nota "mil"; Ele, um extraordinário Maestro. O meu Compadre Cícero Nascimento, Poeta Repentista que há 48 anos é um dos titulares do Programa Violeiros do Seridó, levado ao ar pela Rádio Rural de Caicó, esteve conosco. Foi bom demais! E achei por bem retribuir as atenções de todos, da forma que mais gosto...



Minha alma poetisa,
cabocla e itinerante,
com emoção transbordante,
sentiu o cheiro da brisa
que embala o Seridó!...
Literalmente, encantada,
botei o pé na estrada…
e, como andei em Caicó!


Foi bom rever o sorriso
espontâneo de Ermita…
curtir a manhã bonita,
ao sabor do improviso…
e brindar com poesia,
o meu “sertão sertanejo”!...
Haja emoção, fantasia,
redundância, e sacolejo
no coração e na alma!...
Olhei o campo, verdinho…
estive em meu velho ninho
sob o sol que se espalma
no belo azul do Itans:
“oceano caicoense”
que anima o seridoense,
e flui, - despertando  elans -,
cheinho, quase a sangrar!…
Emocionada e contente,
senti fervorosamente,
o afã de consagrar
a bênção da amizade,
no Altar de Nossa Senhora
de Fátima, que em boa hora,
- em prol da fraternidade -,
na Capela do Recreio,
- tendo aos pés, os Pastorinhos -,
veio alumiar caminhos,
mostrando amor… assim, creio!


Peço aos Avós de Jesus
(São Joaquim e Santa Ana),
que na paisagem serrana
do Mulungu, jorre a luz!...
Que concedam aos meus amigos:
saúde, prosperidade,
sucesso e felicidade...
e os livrem dos perigos!
Que sempre reine a bondade,
em São João do Sabugi,
lugar que nunca esqueci,
e recordo com saudade!


Anna Jailma, é verdade:
com sotaque genuíno
do meu sertão nordestino,
eu me senti à vontade
para falar dos primores
de Portugal, onde o “Fado”
traduz um mundo encantado,
impregnado de amores!…
Sou doida por Portugal,
da mesma forma fagueira,
como sou por Ipueira,
São João, Caicó, e Natal.


É valioso, o presente
que “À Flor da Terra” me dá…
pois, de “destá” em “destá”,
e de “oxente” em “oxente”,
a manhã do “reencontro”
passou depressa demais…
com sabor de “quero mais”…
foi uma dádiva… e, pronto!…


Resta claro em cada linha,
o encontro emocionante!...
Eu julgo que, doravante,
precisamente, à noitinha…
quando o Cruzeiro do Sul
brilhar no Céu do Sertão…
no céu do meu coração,
benignas luzes: Saul,
Totó e Anna Jailma,
brilharão, singelamente!…
É dessa forma, que sente
esta Vossa amiga, Dilma.


(Dilma Damasceno)
Natal-RN/Nordeste/Brasil, em 20 de Maio de 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Oxente gente! Que poesia linda! Obrigada de coração. Amamos os versos, ficamos emocionados! Parabéns por este enorme coração que transborda em gestos, palavras e culmina em poesia.