domingo, 27 de janeiro de 2008

REENCONTRO COM A MINHA ORIGEM...


29 de Dezembro de 2007...

Estive rapidamente em Caicó,
terra onde nasci,
e onde passei parte da minha infância...
fui abraçar pessoas da família...
falar com meu pai...
com minha irmã, Edilza...
com meu cunhado, Cícero Nascimento (Poeta Repentista)...
com o meu sobrinho, Sizógenes; com Joseara;
e com a minha sobrinha-neta, Maria Luiza...
mas, ao mesmo tempo,
fui apresentar ao Poeta Joaquim Marques,
os lugares onde vivi no começo da minha história de vida!...

Escolhi o caminho mais longo para chegar ao torrão Caicoense,
simplesmente,
porque queria muito, rever a "Barra da Espingarda",
lugar onde residi com meus avós maternos
("Papai Quinca" e "Mãe Joana");
porque desejava contemplar a bacia do Açude Itans;
porque pretendia passar nas proximidades de Educandários
onde estudei;
e também, porque precisava... e como precisava...
visitar o local onde minha Mãe foi sepultada, e ali... rezar por Ela!

Fiz tudo que planejava... de forma apressada... mas, fiz!...

E então, retornamos para o meu lugar preferido
(Fazenda "Bela Vista")... mas antes, fomos até Sagi,
a minha praia predileta, que amo apaixonadamente...
pela singeleza, pelo mistério, pelo cheiro delicioso,
mas principalmente, pela gente pura e simples!

Amanhã, dia 30 de Dezembro de 2007
(data para ser guardada, religiosamente),
irei para Portugal, onde ficarei alguns meses,
e se Deus quiser,
terei a oportunidade de visitar lugares históricos, religiosos,
e turísticos...
como também, pessoas que gosto!...

Será maravilhoso visitar o
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
,
lugar sagrado, que desejo conhecer desde a meninice!

Terei a satisfação de conhecer pessoalmente,
alguns amigos:

Em Évora, Carlos Ferreira, Rosinha, e familiares...
e também, o amigo Fábio, meu conterrâneo nordestino,
de Caruaru-Pe,
um jovem simpático e estudioso,
que se encontra realizando Mestrado naquela linda localidade;

Em Lisboa, a amiga Pintora e Poeta Luiza Caetano,
criatura extraordinária, que admiro imensamente...

E desejo muito, conhecer a Dra. Lídia Carvalho Dias...
pessoa generosa, humanizada, culta, espiritualizada,
e que almejo, também fique minha amiga...
e desejo muito que a nossa amizade, além de ser edificante,
proporcione satisfação e bons fluidos ao “Menino Quim”!

Mas, voltando ao sentimento inicial,
estive a rever o meu lugar de origem...
"reencontro" que me inspirou os seguintes versos:


Mentalizando Caicó,
penso logo no Itans...
nas pedras do Seridó...
no vôo das “ribaçãs”!...

Aprofundando a lembrança,
meu olhar se avizinha
dos passeios de criança,
no Coreto da Pracinha!...

E revendo o meu Sertão,
de natureza serrana...
fala alto a emoção,
em minha "alma cigana"!...

... As "coisas" que eu vivi,
contemplam tempos difíceis!...
Lembranças inesquecíveis
do lugar onde nasci!


(Dilma Damasceno)
Portugal, em 26 de Janeiro de 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Pesquisando sobre poesia e músicas que falem de Caicó, encontrei sua janela. Sou sobrinha de Zeneide, de São João do Sabugi.
Apareça nos meus blogs:
www.aflordaterra.blogspot.com
www.janelasdemim.blogspot.com

Como ver, também adoro janelas.