segunda-feira, 22 de outubro de 2007

MINHA SAGA (FANTASIA VERSUS REALIDADE) - X



“ENCONTRANDO O ARCO-ÍRIS”


(Permissa vênia, para inserir algumas manifestações
de textos publicados neste blogue)


Essa "coisa" de divisa entre a realidade e a fantasia...
deve ter um papel relevante no comportamento das pessoas!...
Fico imaginando, se não existisse a fantasia, como, pessoas
com a minha natureza, conseguiriam sobreviver!

O mais gostoso do sonho, é que, nele, tudo podemos!
Anestesiamos os sentidos, e a dor funda e forte, desaparece!
Com um simples "estalar de dedos", tudo se transforma!...

O sol brilha na chuva...
a primavera floresce no outono!...

Nos últimos dias,
tenho sentido freqüentes desejos de reler:
"OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO"!

Nunca me identifiquei tanto com um personagem,
como com a "Olívia", da história!...

Foi lendo esse belo romance de "Érico Veríssimo",
que muito cedo, descobri a importância das estrelas!...

E desde então, nos momentos de maior dificuldade...
quando a tristeza, a solidão e a saudade,
invadem minha alma e apertam meu coração...
penso nas palavras de Olívia:

"Olha as estrelas.
Enquanto elas brilharem, haverá esperança na vida
"!

Conforta-me, na madrugada alta,
abrir a janela e contemplar o céu, a lua, as estrelas!

Sou apaixonada pela lua!...
Na fase crescente, ela me enternece!...
Na fase cheia, me fascina!

E quando a lua brilha no céu, cercada de luminosas estrelas!...
E quando tudo é silêncio,
e apenas o vento parece sussurrar promessas de amor!...
Tenho sentimentos múltiplos e incontroláveis:
de força e de fraqueza; de paz e de luta;
de alegria e de tristeza; de pecado e de perdão!

E mesmo sem saber "de onde vim",
nem "para onde vou",
uma certeza pertinaz fala alto em meus pensamentos,
e, em meu coração:

Sem "esperança", nada, teria sentido!

"Tens de acreditar que os ventos soprarão;
Crer na grama nos dias de neve.
É por esta razão que o pássaro pode cantar:
Em seu dia mais escuro, acredita na primavera"!
(DOUGLAS MALLOCH)

O ser humano é uma fonte inesgotável de sentimentos!...
Essa mania que tenho, de "falar pelos cotovelos",
faz parte da minha natureza!

Eu sempre me senti um pouco, a "Maria" do filme
"A NOVIÇA REBELDE",
pois, como ela, não consigo resistir aos apelos do coração!

Essa explosão de "sentimentalismo", que manifesto,
também faz parte da minha natureza!...

E mesmo que pareça incompreensível,
pode proporcionar maravilhas, como por exemplo:

um "oásis de calor humano, num deserto
de cálculos e alíquotas
"!

Essa coisa de "fantasia", que tenho,
alimenta e fortalece a minha natureza!...

Não me exorta a disputar coisa alguma,
nem me estimula a ser "mais" ou "menos" do que sou!...

Porém me faz entender que,
vale a pena sonhar e acreditar no amor verdadeiro!...

E, que embora o sonho não se realize,
o amor verdadeiro, existe!...

Pois se não fosse assim, não existiria
dor, alegria, tristeza, paixão, ternura, desejo, saudade!

"A neve e as tempestades matam as flores,
mas nada podem contra as sementes."
(GIBRAN KHALIL GIBRAN)

Descobri que amo os rios que trilham íngremes montanhas,
para buscar o descanso no remanso do mar azul!...

Quem sabe, chegará o dia, em que direi:

A“minha saga”,
foi um rio que passou em minha vida”?!...

“Só o semelhante pode atuar sobre o semelhante.
Assim, não melhoreis, senão pelo raciocínio.
Não comovais, senão pela emoção.
E não procureis excitar amor, senão pelo amor.
Sede aquilo em que quereis transformar os outros.
Que seja uma prédica o vosso ser, não as vossas palavras.”

(Mensagem colhida no Diário Íntimo de AMIEL)


Sem poesia e sem sonho, não vivo!

Envolvida nesse turbulento processo, denominado “Vida”...
e nessa delirante maratona, denominada “Viver”...
uso este espaço para registrar o sentimento:


De degrau em degrau, aqui cheguei
com meus enredos e conjecturas,
no lastro firme da tenacidade.
Peço perdão a Deus, porque pequei!
Na construção dos sonhos, fiz loucuras,
em parceria com a liberdade!

Meu pensamento, eterno sonhador,
deseja ainda, construir imagens,
ao livre arbítrio da ontologia.
E quando um dia, daqui, eu me for,
hei de sonhar, então, n’outras paisagens!...
Queira Deus, no degrau da poesia!


Tenho consciência de haver extrapolado alguns limites,
em função das lutas que precisei enfrentar!

E embora, já me sinta ligeiramente "cansada de guerra",
continuarei lutando!...

O medo, me ensinou a ser corajosa!
A fraqueza, me impulsionou a ser forte!
A solidão, me estimulou a pensar ainda mais, no amor!

Apaixonadamente,
sinto desejos de acordar os sonhos!...

E travestida de “borboleta”...

experimentar as asas...

e, voar...
de encontro ao "Arco-Íris"!


(Dilma Damasceno)

Nenhum comentário: