sexta-feira, 3 de agosto de 2007

APENAS, UM ENSAIO...




Tento ensaiar um quadro auspicioso,
dedicado ao amor... porém, que pena!...
O sentimento, brota doloroso...
e transforma o ensaio, em triste cena:


Sinto a pena falhar na mão cansada,
enquanto as letras vão perdendo a tinta...
e a incerteza, fria e desalmada,
envolve a mão que, fatigada, pinta!


As palavras, outrora, esperançosas,
- ignoradas -, caem no vazio!...
E me vejo entre nuvens nebulosas,
qual solitária andorinha, sem estio!


... Eu não sabia que amar, doía assim!...
Mas, tanto amo, que não sei viver
sem esta pena tão gasta, de escrever
o amor dorido que flameja em mim!


(Dilma Damasceno)
Natal/03 de Agosto de 2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Quadras dignas de uma Florbela... Será que a poeta quer vir ao Alentejo, e conhecer a terra da musa... já que por cá tem amigos?
Receba beijos deste seus amigos.

Dilma Damasceno disse...

Com emoção e humildade,
recebo este encantador comentário!

É muita generosidade sua,
meu caro e sempre amigo...
considerar as modestas quadras
de 'Apenas, um Ensaio',
dignas de uma Florbela!...

... Sim, esta "poeta"
deseja muito ir ao alentejo...
e conhecer a terra da musa!...

O convite é tentador,
e ainda não sei "quando", mas penso em fazer assim:

- Visitar e abraçar os queridos amigos eborenses:
Carlos & Rosa, e conhecer sua linda família;

- Visitar o amigo e conterrâneo nordestino,
Fábio Mário, que realiza Mestrado, em Évora*;

- Visitar o Santuário de Fátima,
e louvar Nossa Senhora,
na Capelinha das Aparições;

- Visitar Cascais, e quem sabe,
cumprimentar e abraçar pessoalmente,
o poeta e amigo, Joaquim Marques;

- Cumprimentar e abraçar a admirável pintora e poeta
Luiza Caetano, amiga fraterna e generosa;

- Conhecer e abraçar pessoalmente, as amigas
Eugenia Pais de Ramos e Glaucy Batista;

- Ouvir fado em alguns lugares homenageados pelo maravilhoso Francisco José;

- Visitar Alverca do Ribatejo e conhecer
a Igreja dos Pastorinhos;

- passear de canoa, no romântico Rio Tejo;

- saborear a tradicional e deliciosa culinária portuguesa;

- visitar a doce e apaixonante Lisboa; e,

- sentir, na maravilhosa terra lusa,
a saudade de um poeta lírico e envolvente,
de quem guardo recordações indeléveis!

No mais, deixarei por conta
dos meus “amigos para sempre”!


- Post Scriptum -

Mas, como também desejo,
receber a visita dos meus bons amigos,
em meu nordeste de “cabra da peste”!

- Nota –

* Se quando eu perder o medo
que estou de avião, Fábio já tiver retornado
ao Brasil, estaremos mais próximos, e ficará
mais fácil conversarmos pessoalmente.