terça-feira, 26 de junho de 2007

"LAÇOS DE FAMÍLIA"...

Eu, no centro, com Estélio e Efigênia

Nós três nos conhecemos em momento difícil!...
Mas, como foi fácil, estreitarmos os laços afetivos!
Uma prima muito querida, Terezinha Linhares Faustino,
sempre me falava do irmão, Estélio
(o primo que eu sempre desejei conhecer),
e que há muitos anos, reside em Brasília.

E quis o destino,
que eu somente conhecesse pessoalmente, o primo Estélio,
por ocasião da partida de Terezinha, para o plano espiritual.

Foi simpatia à primeira vista!
Em pouquíssimo tempo,
Estélio já não era somente um primo querido,
mas também, um irmão de coração...
e portanto, Efigênia,
que comecei considerando “prima” e amiga,
passou a ser também, uma querida “cunhada”!

Tocada por lembranças emocionantes,
cumpre-me intercalar um sentimento que não consigo calar:

(Pois, então, inesquecível prima Terezinha!...
Onde quer que estejas, - e como és uma alma linda,
estás em lugar iluminado por Deus -,
sei que sabes,
que sempre fostes para mim, uma prima muito irmã!

É gratificante recordar as tuas habilidades,
o teu ar festivo,
a tua simplicidade!...
Cumpristes as missões terrenas,
sempre com integridade, determinação, e generosidade.

Eu faço parte do time que acredita:
“colhemos o que plantamos”!
Fostes um grande exemplo de filha, mãe, irmã, mulher, e amiga.
Plantastes o bem!... Colhes o bem!
Portanto, por tudo de bom que sempre fizestes,
só me resta, dizer-te:
Que Deus te ilumine mais e mais, Prima-Irmã Terezinha!)

Voltando ao relacionamento com Estélio e Efigênia,
cumpre-me declarar: melhor, não poderia ser!...
Compreensivos e amáveis... (os filhos, seguem o mesmo exemplo),
estão sempre cercados de familiares e de amigos.

E aqui,
simbolicamente eu tiro o chapéu para os parentes de Efigênia,
pessoas receptivas, acolhedoras, e fraternas.

E sabem o que mais?!...
- Estélio adora uma Schincariol...
é um curtidor...
gosta de dançar... de brincar...
em suma:
gosta de aproveitar a vida!
Efigênia, - sua cara metade -, está sempre do seu lado,
manifestando compreensão e cordialidade.

O que mais me encanta em Estélio,
é a consideração que Ele tem pela família e pelos amigos.
E somente isso (como se fosse pouco!),
justifica porque o primo Estélio, perdeu uma irmã,
e logo, ganhou outra: Eu!
Cumpre-me confessar que me senti muito emocionada e satisfeita
com a ampliação do nosso parentesco!

É sempre no mês de Janeiro que nos encontramos.
Todavia, nos últimos “janeiros”,
não pude estar com Estélio e Efigênia!
“Coisas da vida”, como diria a Prima Terezinha,
se ainda estivesse entre nós, fisicamente!

Estélio, Efigênia, e familiares!
Espero que leiam o que andei escrevendo aqui...
e que sintam na escrita,
a minha admiração pela forma como Vocês encaram a Vida!

E, “cá entre nós”, Primo-Irmão Estélio...
eu sinto que abrigas no peito, o coração generoso dos “Linhares”...
porém a essência de tua alma, espelha autenticamente,
a energia calorosa dos “Faustino”!

E que assim seja, sempre!...
Amém!


“LAÇOS DE FAMÍLIA”

No lar, a melhor mobília,
não é de móveis, nem panos,
mas, de valores humanos,
contendo a marca: “família”!...

A “família”, é ouro puro
da mina do coração!...
Primeira Instituição;
primeiro porto seguro!

Assim quis, o Pai Divino:
que eu vivesse em aldeias!...
E que tivesse nas veias,
o sangue bom dos “Faustino”!

O meu saber é pequeno!...
Mas, tenho o prazer de ter,
pulsando forte em meu ser,
a alma dos “Damasceno”!

Dos meus clãs, eu sempre quis
conhecer todo o passado!...
Seja qual for, meu legado,
quero encontrar, - a raiz!

E enquanto eu tiver tino,
e o meu dinheiro, der...
farei tudo que puder,
p’ra desvendar meu destino!

Aos Leitores, uma vênia
eu externo!... E com apreço,
estes versos, ofereço
a Estélio e Efigênia!

(Dilma Damasceno)
Brasil/Nordeste/Natal, 26 de Junho de 2007

Nenhum comentário: