sexta-feira, 25 de maio de 2007

EM SINTONIA COM A TERNURA...



Revendo algumas anotações e imagens que guardo cuidadosamente,
parei na imagem da linda rosa vermelha,
recebida em Agosto de 2005, já contemplada neste blog...
e não resisti ao desejo de reprisá-la,
embalada pelas recordações de momentos cândidos e emocionantes.

... Gosto imensamente de presenciar apresentações de
poetas repentistas.
Com a minha particular simplicidade,
tenho participado de inúmeras Comissões Julgadoras de
"Festivais de Poesia",
a maior parte, envolvendo a participação de Poetas Violeiros.

Certa vez, eu me encontrava ouvindo um "baião de viola", no campo.
pelas "tantas", quando a cantoria se apresentava
bastante eclética e quente,
os poetas passaram a brindar os presentes, com versos de humor,
e ao mesmo tempo, com sugestões para solicitação de motes.
Em dado momento, alguém pediu um mote, que dizia:


"SE HÁ OUTRA, EU NÃO CONHEÇO,
BONITA, COMO MARIA!"


Imediatamente, o repentista que acabara de receber
o tema solicitado, improvisou a seguinte glosa:


"Meu povo, não é garapa,
minha dor não é mesquinha.
As cinco letras que eu tinha,
não tenho mais no meu mapa.
Toda vereda se tapa.
Não me aparece um guia!
Queria, meu Deus, queria,
saber do seu endereço!...
SE HÁ OUTRA, EU NÃO CONHEÇO,
BONITA, COMO MARIA!"


Como sempre tive facilidade de memorizar versos,
memorizei a estrofe,
na glosa inicial de
GERALDO AMÂNCIO PEREIRA, maravilhoso Poeta Cearense,
que naquela época, era muito jovem,
mas já deixava evidente que se transformaria
no monumento sagrado do repente, que é hoje!

Neste momento, a imagem da linda rosa na palma da mão,
me fez lembrar a declaração externada de forma tão simples e bela,
naquela agradável "cantiga de viola"!

Encantada com a carinhosa oferenda,
e em completa sintonia
com a emoção que o sentimento da poesia, desperta,
mas, principalmente, por encontrar-me desprovida de inspiração,
peço permissão aos envolvidos no tema abordado,
para plagiar o mote e a glosa gravados em minha lembrança,
e manifestar a doce emoção que o emissor da linda imagem,
proporcionou ao meu íntimo!


Mote


SE HÁ OUTRA, EU NÃO CONHEÇO,
BONITA, COMO ESSA ROSA!


Glosa


Essa rosa em sua mão,
contemplo maravilhada!
Sinto a alma, extasiada!...
Em êxtase, o coração!
Sem conter a emoção,
declaro em verso e em prosa:
Relíquia tão preciosa,
só Deus sabe, se mereço!...
SE HÁ OUTRA, EU NÃO CONHEÇO,
BONITA, COMO ESSA ROSA!


E não consigo deter a evocação de outras emocionantes lembranças!...

Então relembro, que no site
http://dd-vivendo-e-aprendendo.spaces.live.com/
em junho/07, consta matéria denominada: EM NOME DA AMIZADE,
onde narro episódios ocorridos no ano 2000.
A seguir, a transcrição de importante parte da narrativa:

... Um dia, distraidamente, deparei-me com o site COMOVAI.
Olhei alguns perfis, e embora continuasse distraída, entre inúmeros perfis,
escolhi um, e enviei uma mensagem, objetivando iniciar uma amizade!
Momentos depois, chegou uma resposta.
Era alguém que, em companhia de amigos, havia saído de barco, do Rio de Janeiro,
e se encontrava no meio do oceano, em direção às Olimpíadas de Atlântida.
6 (seis) amigos, vivendo uma verdadeira aventura!
No dia seguinte, recebi outra mensagem,
informando que uma tempestade se aproximava e poderia atingi-los!
Logo depois, outra mensagem, informando que o mastro
havia quebrado, e enfrentavam sérias dificuldades,
mas tinham a esperança de receber socorro!
Eu rezava por Eles e mandava mensagens de esperança!
Em seguida, 3 (três) dias de silêncio.
Foi então que recebi uma mensagem
de um médico de uma Clínica da Inglaterra.
O socorro havia chegado
com bastante atraso e não houve como evitar o naufrágio;
um dos tripulantes morreu logo após o resgate;
e o Cidadão que estivera me escrevendo
se encontrava internado e em estado grave!
Continuei rezando por Ele.
Alguns dias depois, ele retornou ao Brasil
e passou por duras provações!
Até hoje, me envia mensagens.
Nunca nos vimos pessoalmente, e acho que jamais nos veremos.
Mas, existe entre nós uma ligação espiritual muito forte!...
Nossas almas foram conectadas pela força de uma energia metafísica!
O sentimento que nos liga é superior aos desejos da matéria.
Estou falando de um ser humano maravilhoso,
que me ofereceu uma rosa na palma da mão, e disse:

"Você mulher... merece muito mais por sua doce ternura...
Porém, esta simples rosa na palma de minha mão,
diz muitas coisas pela voz dos poetas"
(GILBERTO ARAÚJO - Advogado, Jornalista, Escritor, e Poeta)

Cumpre-me declarar:

Eu e Gilberto, sempre fomos apenas, amigos!
Desde Setembro/2000,
que entre nós existe uma sincera e maravilhosa amizade...
impregnada de solidariedade, respeito, e carinho!...
Sentimentos que representam referências constantes
em nossa interação virtual!
Desejo muito que Ele seja feliz...
e sei que Ele também deseja a minha felicidade!

Muito obrigada, "Gil",
pela dádiva da sua amizade verdadeira e generosa!


(Dilma Damasceno)

Nenhum comentário: