terça-feira, 31 de março de 2009

PAISAGEANDO O "MEU NORDESTE"...




O Brasil, - gigantesco país da América Latina -,
é composto pelas Regiões:
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, e Sul.
Na imagem que se vê, as cinco regiões se apresentam
em cores diferenciadas.
Ao lado, - em destaque -, a Região Nordeste,
que é formada por 9 (nove) Estados:
Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco,
Piauí, Rio Grande do Norte, e Sergipe.

… E como brasileira, nordestina, e “Aprendiz de Poesia”,
é com imensa satisfação que manifesto aqui,
o meu sentimento nativo e caboclo:




No auspicioso Brasil,
cinco lindas Regiões,
mostram suas formações,
sob um céu cor de anil!


Todas demonstram “valores”,
- diferentes e marcantes -,
e oferecem aos Visitantes,
deliciosos sabores!


Mas, pede o meu coração,
de autêntica “Cabra da Peste”,
que eu faça uma excursão,
paisageando o Nordeste!


Face ao singular pedido,
peço a Deus, inspiração
p'ra falar, - com emoção -,
do meu Nordeste querido!


- Meu Nordeste é natural.
É puro. Não se mascara!
Conserva o jeito e a cara
do Brasil original!...


Meu Nordeste, é luz acesa
no recinto brasileiro!...
É bastante hospitaleiro,
e pleno de singeleza!


Nordeste, de oração!...
De terra próspera e boa!...
Do “aboiar” que ressoa
nas "quebradas do sertão"!...


Nordeste, de idealistas!
Berço de estudiosos!...
De folcloristas famosos,
e de grandes repentistas!


Nordeste de tradições,
que mais e mais se revela,
- caboclo de alma bela -,
a conquistar corações!


Eis como sinto, e entendo:
dessa Região, - “tão minha” -,
eu sou fã de carteirinha!...
E com prazer, recomendo:


Vale a pena conhecer
o Nordeste Brasileiro,
onde existe - a esplender -
sol brilhante, o Ano inteiro!


(Dilma Damasceno)
Cascais-Portugal, em 31 de Março de 2009

4 comentários:

Mão da Vida disse...

Olá, Dilma.
Adorei!

Luísa Benevides disse...

Olá Dilma!
Quanta saudade vai no teu coração!!!
Deixas-me com água na boca e muita vontade de um dia vir a conhecer o "lugar" «...de sol brilhante, o ano inteiro!»
Beijo

Dilma Damasceno disse...

Sandra Medina,

Já me habituei ao sabor das tuas palavras de incentivo.
Gosto muito da tua presença em minha Janela,
e me sinto grata pelas atenções.
Fraterno Abraço!

Dilma Damasceno disse...

Cativante Luisa,

É verdade,
a saudade do meu singelo lugar,
de sol brilhante o ano inteiro,
é muito forte!

... E quem sabe, um dia, conhecerás de perto,
o meu "habitat natural",
que costumo chamar de
"paraíso caboclo"?
Aproveito para reiterar o convite!

Um fraterno abraço, e volte sempre!