sexta-feira, 24 de agosto de 2007

PRECE, EM NOME DA AMIZADE!


Segunda-feira próxima finda,
eu me senti duplamente homenageada. E ainda emocionada,
humildemente, peço vênia ao Poeta Joaquim Marques,
para trazer à colação,
as manifestações de sua lavra, que me inspiraram a registrar
em prosa e em versos, o arrazoado que segue:


POEMAS de JOAQUIM MARQUES
Segunda-feira, 20 de Agosto de 2007


Que te posso dizer amiga
Para além do que estás disposta a ouvir?
Que te podem os outros fazer
Se não deixas essa paixão partir?

Choras o vinho azedo e turvo
Nessa garrafa de cristal
A garrafa é tão bonita
Que só falta despejá-la do mal
Lavá-la com água e sal
Deixá-la ao sol a secar
Para que outro amor possa entrar!

Aceitas fazer a transfusão?
É simples, não dói
E é o que precisa o teu coração.

(Joaquim Marques)


Amigo, Joaquim Marques,

No mural da minha janela, em 20/08/07,
eu me pronunciei encantada com o carinhoso e belo comentário
que outro amigo luso, o “Jardineiro de Plantão”,
escreveu no meu “Livro de Mensagens”...
Em seguida, li o poema: A ti, amiga d'além mar,
que deixastes na seção de comentários do meu blog...
e depois, publicastes no teu edificante site.
Confesso: o meu encantamento, aumentou!
E fico a me perguntar, o que fiz para merecer amigos tão gentis e carinhosos!...
O meu cerne me diz que, "no campo da amizade", sou uma criatura de sorte!
E sou mesmo, pois tenho amigos verdadeiros e especiais.
Na terra lusa, que tanto me encanta e apaixona, conto com amizades preciosas...
e começo por citar a adorável e talentosa Luiza Caetano, Pintora e Poeta...
que gentilmente, identificou-me como "companheira da calçada da poesia",
o que para mim, foi uma honra!
Na Região do Alentejo... precisamente, na histórica e linda Évora,
tenho a felicidade de ter os maravilhosos amigos: Carlos Ferreira e Rosa...
Já, na encantadora Cascais,
tenho o privilégio de contar com a tua valiosa amizade!
Emociona-me constatar que, apesar da distância,
podemos manter um relacionamento tão amigo, fraterno, e solidário!...
Li e reli este bonito “poema"/conselho... oportuno e cativante...
e posso dizer-te, que muito gostaria de fazer como sugeres.
Quantas vezes, já tentei ser racional, meu amigo!...
Mas, não consigo mudar o meu sentimento!
Como justificativa, só tenho mesmo, a minha forma de pensar e de ser:
"Os cientistas falam com a voz do cérebro;
os poetas, com a voz do coração”!

Pertenço a uma safra de sonhadores e românticos,
extremamente sentimentais... profundamente amorosos...
e, literalmente, fiéis...
que quando gostam... gostam intensamente!...
E quando amam... amam intensamente!

Mas, te digo, Joaquim, que este eloqüente e solidário Poema,
já é uma transfusão em meu ser...
pois, além de representar um degrau a mais, em nossa amizade...
injetou fluidos eficazes e confortadores em meus pensamentos!

Não te agradeço, pois aprendi que:
Não se agradece a um amigo! Retribui-se, simplesmente!”

"Retribuindo" sensibilizada, tenho a registrar:
daqui deste “Brasilzão
verde, amarelo, branco, e azul anil -, país tropical abençoado por Deus -,
a tua “amiga d’além mar”, pede ao Divino Espírito Santo
que pavimente a tua estrada com as lindas cores do arco-íris,
simbolizadas em forma de
alegria, ternura, carinho, esperança, sonho, doçura, e amor!...

E que o teu lar, - como na encantadora imagem - ,
seja inundado de luz, beleza, e candura!

Desejo ainda, a ti e aos teus filhos,
vida serena... saúde perfeita... e, sucesso pertinaz!

E para completar o quadro da minha singela retribuição,
eis como se despede a tua "amiga d'além mar"...



"PRECE, EM NOME DA AMIZADE"!


Versos que te ofereço, Amigo e Poeta Joaquim Marques,
inspirados no teu Poema: A ti, amiga d'além mar



Minha terra hospitaleira,
com a tua, se irmana.
Se eu não fosse "brasileira",
queria ser, "lusitana"!


À luz da simplicidade,
"versejar", me apetece...
e então, faço uma "prece,
em nome da amizade
":


Oh! vento que leva e trás,
emoções e sentimentos...
recebas meus pensamentos,
e leve-os até "Cascais"!...


É meu desejo que embarques
lindos raios de luar
do meu sertão potiguar,
e leves p'ra "Joaquim Marques"!...


Leves o calor do sol!...
A quietude dos campos!...
O brilho dos pirilampos!...
A doçura do arrebol!


Leves a tórrida canção
que embala a minha gente!...
Leves também, de presente,
esta singela oração!


E, se puderes levar
o último apelo que faço,
leves o fraterno abraço
desta "amiga d'além mar"!


(Dilma Damasceno)
Natal/RN, em 23 de Agosto de 2007

Nenhum comentário: